23/05/2024

4 coisas para saber antes de comprar um cpap

  1. O que é o Cpap?

  O Cpap é um aparelho que fornece pressão contínua de fluxo de ar nas vias aéreas, é altamente recomendado no tratamento para apneia do sono, devido aos seus inúmeros benefícios, como:

Diminui o ronco - Ao optar pelo Cpap, o ronco é evitado graças ao fluxo de ar constante enviado para vias respiratórias, o que mantém a passagem do ar desobstruída e não causa desconfortos no usuário.

Diminui sintomas de complicações cardíacas e o risco de AVC - o Cpap mantém respiração adequada durante a noite, evitando o esforço sofrido pelo coração ao enviar picos de adrenalina para que o usuário acorde ao ter paradas respiratórias causadas pela apneia.

Saúde Física e Mental - a privação de sono causada pela apneia do sono impacta diretamente nosso organismo, o cpap mantém uma pressão equilibrada nas vias aéreas permitindo que o paciente consiga dormir mais rápido e ter estágios de sono mais profundos, facilitando a restauração do bem está físico e mental, já que quando dormimos bem os benefícios são praticamente imediatos, como: melhora de concentração, bom humor, regeneração celular, aumento de energia e disposição, produção de serotonina, restauração da libido e fortalecimento do sistema imunológico.

  1. Busque indicação dos especialistas

  Devido aos benefícios do Cpap, algumas pessoas podem optar por comprar sem prescrição médica acreditando que tratar-se de um equipamento mágico para tratar o sono e o ronco, no entanto o CPAP é regulado para cada paciente, individualmente, conforme as necessidades verificadas na polissonografia. Acontece que as necessidades do nosso corpo podem mudar, de forma que a regulagem do CPAP pode precisar ser revista. Tornando-se extremamente necessário prescrição médica da pressão do tratamento e de ter uma equipe que faça um acompanhamento constante, inclusive acessando os relatórios do seu aparelho.

  1. Adaptação do Cpap

  No início da adaptação ao tratamento com cpap podem surgir dificuldades e até mesmo incômodos, resultando em privação do sono e frustrações. Porém, não é recomendado abandonar o tratamento nas primeiras semanas de adaptação, procure seu especialista para investigar as causas, como um ajuste inadequado da máscara ou pressão do cpap.

  1. Composição do tratamento - reposição

  Máscara, traqueia e acessórios para o cpap são itens essenciais e indispensáveis na terapia, no entanto necessitam de reposição para manter a eficiência do tratamento, isso ocorre pois são peças de uso diário que desgastam e perdem a utilidade com o decorrer do tempo. Atente-se ao estado das peças e ao período de troca recomendado pelos especialistas do sono e fabricantes:

  • Fixador: Anualmente (todo ano);
  • Almofada: Semestral (a cada 6 meses);
  • Traqueia: Anualmente (todo ano);
  • Filtro: Mensalmente (a cada 30 dias).