23/07/2024

É normal parar de respirar enquanto dorme?

  Se você já percebeu a interrupção na respiração de alguém enquanto dorme, seguido de um despertar súbito, sensação de engasgo ou falta de ar, essa pessoa pode ter apneia do sono! A apneia do sono causa uma alteração no fluxo respiratório enquanto a pessoa dorme. Por isso, ela é caracterizada pela obstrução total das vias aéreas, gerando uma interrupção da respiração por 10 segundos ou mais.

90% das pessoas que possuem apneia do sono não são diagnosticadas! Com isso, a qualidade do sono e a qualidade de vida são prejudicadas, levando à sonolência diurna, dores de cabeça, alterações no humor, cansaço frequente e outras consequências.

Quais são os níveis de gravidade da apneia do sono?

A apneia do sono pode ser diagnosticada em 3 níveis - leve, moderada ou grave -, a depender de quantas interrupções da respiração o indivíduo apresenta por hora de sono. É considerado como um evento de apneia obstrutiva quando ocorre a interrupção completa ou parcial do fluxo de ar por 10 segundos ou mais.

Abaixo listamos a Classificação da AOS:

Padrão respiratório noturno dentro dos valores de normalidade: menos do que 5 eventos por hora;

  • Apneia do sono leve: entre 5 e 14 eventos por hora;
  • Apneia do sono moderada: entre 15 a 29 eventos por hora;
  • Apneia do sono grave: 30 ou mais eventos por hora.

Os principais sintomas são:

  • Ronca;
  • Sente sonolência excessivamente durante o dia;
  • Engasga-se ou ofega durante o sono;
  • Não se sente revigorado quando acorda;
  • Sente dores de cabeça pela manhã;
  • Precisa acordar à noite para usar o banheiro

  Tratar a apneia do sono é imprescindível para quem busca melhorar as noites de sono e aumentar a qualidade de vida. Atualmente, existe uma área de atuação médica conhecida como Medicina do Sono, que abrange a otorrinolaringologia, pneumologia, neurologia e psiquiatria. Uma solução é escolher o especialista de acordo com os sintomas mais persistentes. Dessa forma, esses médicos conseguem realizar um diagnóstico mais preciso e oferecer opções de tratamento para os pacientes com apneia do sono.

 

Lembre-se da importância do autocuidado no tratamento da apneia do sono!

Siga as dicas de seus médicos e mantenha uma rotina regular de exames e consultas.