
Indicações de utilização
O Stellar 150 destina-se à ventilação de pacientes adultos e pediátricos não dependentes, com respiração espontânea (com 13 kg) ou peso superior) com insuficiência respiratória, ou falha respiratória e com ou sem apneia obstrutiva do sono. O dispositivo destina-se à utilização não invasiva ou invasiva (com utilização da válvula de fuga ResMed). O funcionamento do dispositivo inclui tanto a utilização imóvel, no hospital ou em casa, como a utilização móvel, numa cadeira de rodas.
Contra-indicações
A utilização do Stellar está contra-indicada em pacientes que não possam suportar mais do que breves interrupções na ventilação. O Stellar não é um ventilador de suporte de vida. A utilização do dispositivo poderá estar contra-indicada em pacientes com:
• pneumotórax ou pneumomediastino;
• tensão arterial patologicamente baixa, especialmente se associada a depleção do volume intravascular;
• fuga de líquido cefalorraquidiano, traumatismo ou cirurgia craniana recentes;
• doença bolhosa do pulmão grave;
• desidratação.
A utilização do Stellar ou da oximetria de pulso (incluindo XPOD) está contra-indicada em ambientes de RMN.
A Auto EPAP está contra-indicada para utilização invasiva.
Sobre os modos de terapia do Stellar
O Stellar disponibiliza vários modos de terapia que se ajustam a uma variedade de necessidades de ventilação. Independentemente do modo, o Stellar auxilia a respiração espontânea fornecendo duas pressões em resposta ao fluxo do paciente ou num tempo fixo predefinido.
Parâmetros de configuração comuns
A pressão inspiratória positiva das vias aéreas (IPAP ou a soma da PEEP e da pressão de suporte/PS) ajuda na inspiração. A pressão positiva expiratória das vias aéreas (EPAP ou PEEP), que é inferior, elimina o ar exalado através do respiradouro. Esta pressão também funciona como um stent para manter uma via aérea superior aberta, melhora o restabelecimento das pequenas vias aéreas e, consequentemente a oxigenação e pode melhorar a activação em alguns pacientes com PEEP intrínseca. A diferença entre as duas pressões – pressão de suporte/PS – contribui para uma melhor ventilação do paciente.
O Stellar disponibiliza os seguintes modos:
• Modo CPAP—é administrada uma pressão fixa.
• Modo E (Espontâneo)—o dispositivo detecta a respiração do paciente e activa a IPAP em resposta a um aumento de fluxo, mudando para EPAP no fim da inspiração. A frequência respiratória e o padrão respiratório são determinados pela condição do paciente.
• Modo ET (Espontâneo/Temporizado) ou PS (Pressão de suporte)—o dispositivo aumenta qualquer respiração iniciada pelo paciente, mas também fornece respirações adicionais se a frequência respiratória do paciente descer para um valor abaixo da frequência respiratória de “apoio” definida pelo médico.
• Modo T (Temporizado)—a frequência respiratória fixa e o tempo inspiratório fixo programados pelo médico são administrados, independentemente do esforço respiratório do paciente.
• PAC (Pressão assistida controlada)—o tempo de inspiração é predefinido no modo PAC. Não há ciclo espontâneo ou por fluxo. A inspiração pode ser activada pelo paciente quando a frequência respiratória se encontrar acima de um valor predefinido, ou a respiração activada por tempo será administrada na frequência respiratória de apoio.
• iVAPS1 (Pressão de suporte com volume assegurado inteligente)—concebida para manter uma ventilação alveolar alvo predefinida monitorizando a ventilação administrada, ajustando a pressão de suporte e fornecendo uma respiração de apoio inteligente de forma automática. Opcionalmente, a Auto EPAP ajusta automaticamente a EPAP para manter o desimpedimento das vias aéreas superiores. O modo de terapia iVAPS está indicado para pacientes com peso igual ou superior a 30 kg
Especificações técnicas
Gama de pressões de funcionamento
• IPAP: 2 cm H2O a 40 cm H2O (em modo E, ET, T, PAC)
• PS: 0 cm H2O a 38 cm H2O (em modo E, ET, T, PAC)
• EPAP/PEEP: 2 cm H2O a 25 cm H2O (em modo E, ET, T, iVAPS, PAC)
• CPAP: 4 cm H2O a 20 cm H2O (apenas no modo CPAP)
• PS Mín: 0 cm H2O a 20 cm H2O (no modo iVAPS)
• PS Máx: 0 cm H2O a 30 cm H2O, 0 cm H2O a 30 cm H2O quando a Auto EPAP está ligada (no modo iVAPS)
• EPAP Mín/EPAP Máx: 2 cm H2O a 25 cm H2O (no modo iVAPS quando a Auto EPAP está ligada)
Pressão máxima com falha única 60 cm H2O (em todos os modos)
Resistência respiratória máxima com falha única 2 cm H2O a 30 l/min; 7,2 cm H2O a 60 l/min
Tolerância à terapia de pressão IPAP: ± 0,5 cm H2O ± 10% da pressão definida (fim da inspiração) EPAP ou PEEP: ± 0,5 cm H2O ± 4% da pressão definida CPAP: ± 0,5 cm H2O ± 10% da pressão definida
Condição de teste: modo T, IPAP: 40 cm H2O, EPAP: 2 cm H2O,
Tempo de subida: mín.,Tempo de queda: mín., Ti: 4,0 seg.,
Frequência respiratória: 10 cpm, com a tampa de calibração ResMed. Exactidão do fluxo ± 5 l/min ou 20% do valor medido, o que for maior
Condição de teste: modo T, IPAP: 40 cm H2O, EPAP: 2 cm H2O,
Frequência respiratória: 10 cpm, com a tampa de calibração ResMed.
Fluxo máximo > 200 l/min a 20 cm H2O
- Filtro de ar hipoalergênico;
- Cabo elétrico AC;
- Traqueia de 1,80 metros;
- Conector de oxigênio de baixa pressão