Seu cpap não funciona mais como antes?
O CPAP é regulado para cada paciente, individualmente, conforme as necessidades verificadas na polissonografia. Acontece que as necessidades do nosso corpo podem mudar, de forma que a regulagem do CPAP pode precisar ser revista. Daí a necessidade de ter uma equipe que faça um acompanhamento constante, inclusive acessando os relatórios do seu aparelho.
Outro fator importante é lembrar que o CPAP é uma máquina e, portanto, precisa de manutenção de tempos em tempos. Tanto uma limpeza profissional, como também a verificação do seu funcionamento é muito importante. Caso seu CPAP não tenha passado por uma revisão nos últimos 2 anos, é hora de entrar em contato conosco!
Além disso existe diversos de outros fatores que podem interferir no bom funcionamento da sua terapia, entenda alguns deles e atente-se as dicas para se adaptar melhor ao seu tratamento:
- Ganho ou perda de peso: a variação no peso pode alterar a forma como seu organismo trabalha, fazendo com que a pressão do cpap possa se tornar desregulada, o que torna necessário ajustar nível de pressão do seu cpap.
- Mudanças climáticas: Durante as mudanças climáticas nosso corpo passa por diversos processos que alteram diretamente o nosso sistema respiratório, o que gera consequências como crises respiratórias ou alérgicas com mais facilidade. Nosso corpo fica mais sensível e é necessário aumentar a frequência na qual se realiza a limpeza no seu cpap e a troca de filtro, para evitar a proliferação de microrganismos.
- Ajuste inadequado da máscara: à máscara é um dos fatores determinantes para você se sentir confortável e adaptado, uma máscara apertada ou folgada demais além de aumentar a insegurança, prejudica o seu tratamento.
- Travesseiro: travesseiros baixos ou altos em excesso podem impedir o relaxamento físico e trazer dores, por isso é recomendando investir em modelos de travesseiros ergonômicos que apoiam perfeitamente a sua cabeça com a máscara para cpap.
- Ruído do Cpap: caso o seu cpap esteja com ruído em excesso é importante se atentar, pois pode ser que ele precise de manutenção, ou o nível de água esteja acima do indicado. Algumas soluções são: reduzir o nível de umidade, utilizar tubo/traqueia aquecido e conferir o ajuste da máscara.
- Em último caso, se o seu equipamento aparenta não funcionar: Verifique o cabo de alimentação para garantir que está inserido firmemente no equipamento e na tomada elétrica. Caso esse não seja o problema, entre em contato conosco que iremos te ajudar. Não tente reparar a turbina sozinho.
Desta maneira, você garante uma noite de sono mais tranquila e bem menos incômoda.