17/01/2024

Depressão e Apneia do Sono: entenda a ligação

A depressão e os problemas de sono são condições de saúde frequentemente ligadas – isso acontece porque o sono funciona como um reparador no nosso corpo: filtrado memórias, repondo energias, fortalecendo o sistema imunológico, produzindo hormônios, e diversos outros motivos; isso é comprovado clinicamente. Então, vale destacar as maneiras pelas quais os problemas do sono podem contribuir com os efeitos negativos da depressão. 

  A  National Sleep Foundation  (NSF), afirma: “a depressão pode causar problemas de sono e os problemas de sono podem causar ou contribuir para distúrbios depressivos”, observando que os sintomas de depressão parecem vir antes dos problemas de sono com a mesma frequência que o contrário. Em outras palavras, é geralmente entendido que a depressão e o sono (ou a falta dele) compartilham uma relação complicada. O que não está claro é a natureza desse relacionamento. Um causa o outro? 

  O tema surgiu novamente nos círculos de pesquisa clínica com a descoberta, em novembro, de que a terapia do sono pode aliviar significativamente os problemas da depressão. O estudo preliminar, que ainda não foi publicado na literatura científica, foi publicado no  boletim informativo Medline Plus do National Institutes of Health , que afirmava que “tratar a insônia persistente ao mesmo tempo que a depressão pode dobrar as chances de o transtorno de humor desaparecer”. 

“Se os números continuarem a manter-se, o avanço será o mais significativo no tratamento da depressão desde a introdução do Prozac em 1987”, escreve Benedict Carey num  artigo do New York Times  que descreve os resultados do estudo. 

Os estudos avançam:

De acordo com  este estudo de 2007  publicado no  Journal of Clinical Sleep Medicine , o tratamento da apneia do sono com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) levou a uma “melhoria sustentada e estatisticamente significativa” nos sintomas de depressão.3 

Um  estudo de 2010  publicado na revista  Sleep Medicine  concorda, concluindo que “o tratamento com CPAP pode resultar numa melhoria significativa dos sintomas depressivos residuais devido à melhoria da sonolência diurna nestes pacientes”.4 

A conclusão? Se você está sofrendo os efeitos da depressão e da apneia do sono, a terapia do sono pode ajudar a aliviar os problemas de ambos e aproximá-lo de um estilo de vida mais saudável e energético. Converse com seu médico  sobre se  fazer um teste de sono  pode ser uma boa opção para você. 

 

Créditos: Resmed  

Referência: The link between sleep apnea and depression. Resmed. 2023. D isponível  em: < https://www.resmed.com/en-us/sleep-apnea/sleep-blog/is-sleep-apnea-related-to-depression/ >. Acesso em: 16/01/2024