26 de junho: dia nacional da diabetes
Dia 26 de Junho é o dia Nacional da diabetes, entenda a relação da Apneia do sono com a Diabetes.
O que é diabetes?
A diabete é uma condição crônica caracterizada pela insuficiência ou má absorção do hormônio responsável por equilibrar os níveis de glicose no sangue, segundo o Ministério da Saúde. O diagnóstico ocorre quando o corpo não consegue produzir ou utilizar a insulina, que converte o açúcar, amido e outros alimentos em energia, causando danos ao longo do tempo como danos aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos. A diabetes é dividida em 2 tipos:
Diabetes Tipo 1:
- É uma condição autoimune onde o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina no pâncreas.
- Geralmente diagnosticada em crianças e adultos jovens.
- Requer o uso diário de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue.
Diabetes Tipo 2:
- É a forma mais comum de diabetes, caracterizada pela resistência à insulina e pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas.
- Pode ser desencadeada por fatores genéticos e estilo de vida, como dieta pouco saudável e falta de exercício.
- Inicialmente pode ser controlada com mudanças na dieta, exercício físico e medicamentos orais. Alguns pacientes podem necessitar de insulina conforme a progressão da doença.
O que é a Apneia do sono e qual a relação com a diabetes?
A apneia é um distúrbio do sono, caracterizado pela pausa da respiração, causada pelo interrompimento da passagem de ar pelas vias aéreas durante o sono. A apneia do sono e a diabetes estão diretamente ligadas, e uma pode ocasionar a outra. Separamos dois casos para que você possa entender:
- Caso 1: Tenho Apneia do Sono, mas não tenho diabetes: Quando alguém tem apneia do sono, o corpo pode não receber oxigênio suficiente durante a noite, o que causa estresse no corpo. Esse estresse pode levar à resistência à insulina, que é quando o corpo tem dificuldade em usar corretamente a insulina para controlar o açúcar no sangue. Isso aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
- Caso 2: Tenho diabetes, mas não tenho Apneia do Sono: Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de ter apneia do sono. Isso ocorre porque os altos níveis de açúcar no sangue podem afetar a respiração durante o sono, dificultando a passagem de ar pelas vias aéreas, e aumento dos eventos que causam a apneia.
Fatores de Risco em comum entre a diabetes e a apneia do sono:
- Obesidade
- Hipertensão
- Aumento da idade
- Resistência à insulina
- Predominância do diagnóstico no sexo masculino
Conclusão: Ambas as condições estão ligadas e podem piorar uma à outra se não forem tratadas adequadamente. Tratar a apneia do sono e controlar o diabetes são importantes para manter a saúde e reduzir complicações a longo prazo.