29/01/2024

O que é oxigenoterapia?

A oxigenoterapia é o tratamento indicado para controlar a saturação de oxigênio em nosso corpo. O ideal para a saúde é que esteja acima de 90% de saturação. No entanto, como alguns problemas respiratórios comprometem as trocas gasosas e a oxigenação do sangue e dos tecidos, faz-se necessário o uso da oxigenoterapia. 
  O oxigênio é somente (21%) do ar ambiente que respiramos. Isso é suficiente para pessoas em condições físicas normais, mas para aquelas que possuem alguma deficiência pulmonar não é. Algumas condições pulmonares impedem que o paciente consiga adquirir a quantidade necessária de oxigênio através da respiração normal, causando falta de ar. 
  As doenças que causam essa deficiência – e para as quais a oxigenoterapia é indicada – são: 
-Doença pulmonar obstrutiva crônica; 
-Fibrose pulmonar; 
-Apneia do sono; 
-Displasia broncopulmonar; 
-Síndrome respiratória aguda grave. 
Exceto pela síndrome respiratória aguda grave, todas elas são caracterizadas pela insuficiência respiratória crônica.  

 Como devo começar o tratamento? 

Cada tipo de concentrador tem uma capacidade, por isso você precisa seguir as recomendações que o profissional (médico ou fisioterapeuta) te passou em relação à quantidade de O2 e o tipo de terapia necessária. ⠀ 
O concentrador de oxigênio estacionário é indicado para a oxigenoterapia durante o sono ou para pacientes em estado avançado de doenças respiratórias. Isso porque ele possui concentração elevada. 
Já o concentrador de oxigênio portátil é ideal para substituir o cilindro de oxigênio durante a locomoção. Isso é possível porque o equipamento é leve, compacto e funciona por uma bateria interna recarregável.