27/02/2024

A posição em que você dorme pode influenciar a sua noite de sono!

  Por incrível que pareça a posição em que dormimos afeta diretamente na qualidade da nossa de noite de sono, podendo interferir diretamente no nosso cotidiano, pois ter um sono reparador é essencial para nosso bem-estar físico e mental. Mas afinal, será que existe um “jeito certo” de dormir? Neste post, você vai entender quais as consequências de cada posição e qual a mais adequada!

- Dormir de barriga para cima:

   ´Considerada uma boa posição para dormir, pois deixa a coluna reta (é recomendado utilizar um travesseiro abaixo dos joelhos para alinhar a região cervical com a coluna).  Porém, não é uma posição indicada para apnéicos, já que pode fazer a Apneia do Sono piorar, pois a língua está mais relaxada e, portanto, pode ter maior obstrução respiratória, impedindo a passagem de ar pelas vias aéreas.

- Dormir de bruços:

Dormir de barriga para baixo é a posição menos recomendada! Ao dormir dessa maneira a coluna fica torta, pois é necessário deixar o pescoço de lado para respirar. O que pode causar dores de cabeça e torcicolo durante a manhã.

 

- Dormir de lado:

Segundo os especialistas, é considerada a melhor posição para dormir, pois a coluna fica alinhada e a base da língua não se desloca para o fundo da garganta, deixando livres as vias respiratórias. Portanto, pode diminuir a frequência do ronco. Além disso, você também pode utilizar travesseiros para manter-se ainda mais confortável e trazer outros benefícios para o seu sono. Experimente colocar um travesseiro entre os joelhos quando estiver dormindo de lado! Durma com mais conforto e segurança. 

Porém, essa dica não é suficiente para tratar a Apneia do Sono. Em casos em que o ronco aparece de forma mais frequente e acompanhado de outros sintomas, como cansaço constante, sonolência diurna e insônia, é necessário procurar um médico. Ele indicará se o tratamento deverá ser feito com a utilização de um CPAP. Alguns truques também ajudam a garantir uma noite de sono tranquila. Por exemplo, ingerir leite, banana, aveia, macarrão ou soja, antes de dormir, te ajuda a pegar no sono com mais facilidade. ⠀

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