Como o ronco pode afetar o seu casamento

O que é o ronco
Com os dois parceiros dormindo na mesma cama, o ronco incessante e a interrupção do sono colocam uma tensão no relacionamento devido à falta de descanso. O ronco também está no topo da tabela de classificação quando se trata da lista de tipos de “comportamento irracional”, o que acaba levando ao divórcio. Entenda o que é o ronco:
O ronco é o sinal de algo não anda bem na sua respiração durante a noite de sono, significa que está havendo uma redução da passagem de ar, isso pode ocorrer devido a vários motivos, como excesso de peso, inflamação nas amígdalas, dentre outros. O mais importante é saber que estudos já sugerem, que a vibração causada pelo ronco pode deslocar placas de ateroma e causar um infarto. Além disso, ele pode ser um sinal de redução da oxigenação do sangue e isso é extremamente prejudicial para a noite de sono, comprometendo todo o funcionamento do organismo.
O ronco geralmente está relacionado a algumas doenças:
– Obesidade;
– Rinite;
– Sinusite;
– Síndrome de apneia obstrutiva do sono.
Como o ronco pode afetar o seu casamento
Além de ser incomodo para quem sofre, o ronco também é um problema para quem dorme ao lado. O barulho incessante pode causar a privação do sono, quem a longo prazo e recorrência resulta em fadiga, irritabilidade, stress, falta de paciência, dificuldades de concentração, dores de cabeça etc., com todos esses efeitos colaterais o ronco pode ser a fonte para discussões mesmo que indiretamente, aumentando o desgaste emocional e físico entre o casal.
Sinais de que o seu ronco pode ser apneia do sono
- Ronco alto e frequente, interrompido por silêncios seguidos de ofegar ou se engasgar.
- Sintomas diurnos como sonolência excessiva, fadiga crônica e dor de cabeça ao acordar.
- Alterações de humor, como irritabilidade, depressão e dificuldades de concentração
Como tratar o ronco:
– Pratique atividades físicas;
– Diminua o consumo de álcool;
– Procure um médico;
Em casos mais graves, será necessário realizar um exame, a polissonografia, para identificar a origem do ronco! Além disso, em caso de persistência ou muito incômodo, busque ajuda médica!