Março: 1 mês, 3 causas!
1 mês, 3 causas: março amarelo, azul marinho e lilás.
Durante o mês de março é iniciado um período de conscientização a população sobre a prevenção e combate sobre o câncer de colo de útero (lilás), câncer colorretal (azul marinho) e endometriose (amarelo).
Março Amarelo – Endometriose
Trata-se de uma patologia crônica, ou seja, que não tem uma cura definitiva e as mulheres afetadas, infelizmente, irão conviver com ela pelo resto da vida. A doença em questão ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce em localização extrauterina, principalmente nos órgãos e nas estruturas da pelve feminina.
Os sintomas podem vir como dor forte em forma de cólica durante o período menstrual; dor durante as relações sexuais; dor e sangramento ao urinar e evacuar; fadiga; entre outros.
Com isso, surgem as cólicas intensas e os incômodos. Além disso, a Endometriose possui ligação com a infertilidade. Estima-se que quase 50% das mulheres afetadas por ela possuem dificuldades para engravidar.
Março Lilás – Câncer do colo do útero
É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.
A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.
Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
Março Azul Marinho – Câncer colorretal
O câncer colorretal é o segundo tipo de tumor letal com maior incidência nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama, e o terceiro entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão. Por ano, o Brasil registra cerca de 30 mil novos casos da doença com 15 mil mortes. Apesar de números e fatos tão gritantes, saiba que é possível detectar o câncer colorretal em seus estágios iniciais, quando a possibilidade de cura chega a 95%.
Sintomas:
- Dores locais: no abdômen, pélvis ou reto
- No aparelho gastrointestinal: sangue nas fezes, constipação, diarreia, evacuação incomumente frequente, fezes finas, incapacidade de esvaziar o intestino, mudança nos hábitos intestinais, náusea, obstrução intestinal ou quantidades excessivas de gases
- No corpo: anemia, fadiga ou perda de apetite
- Também é comum: nódulo no abdômen ou perda de peso
Quase 30% de todos os cânceres colorretais (cânceres de intestino) podem ser evitados com alimentação saudável, prática de atividades físicas e abandono de bebidas alcoólicas. Essas ações preventivas são importantes para redução de casos e mortes.
Fontes:
https://www.ipesaude.rs.gov.br/marco-amarelo-marco-azul-marinho-e-marco-lilas
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-colorretal